Gestão de Compras e Negociação com Fornecedores

Curso online Carga horária 8 h Transmissão ao vivo
Realização

11 e 12 de Novembro
14h às 18h

Objetivo

Conheça a importância da área de compras na organização, os conflitos organizacionais e os critérios para uma administração interativa e produtiva. Entenda as garantias dos pedidos e contratos de compras gerais e conheça as cláusulas essenciais. Saiba como conduzir um processo de compras gerais, gerando vantagens financeiras e operacionais para sua empresa e evitando riscos. Aprenda na prática como operar com os documentos de compras e ter controles eficazes no monitoramento dos processos, focados em serviços. Aprenda a avaliar propostas e cotações e saiba o que pedir, como pedir e os dados fundamentais das cotações.

Público Alvo

Compradores e cargos similares, bem como todos os profissionais (diretores, Gerentes, supervisores, coordenadores, analistas, etc), atuantes nas etapas da Cadeia de Suprimentos (compras, produção, vendas, marketing, financeiro, transportes, distribuição, administrativo) e aqueles profissionais que buscam iniciar atividades dentro da área.

Programa

1. Importância da Área de Compras na Empresa. 

• Área de compras e as demais áreas

• Áreas de conflito com compras

• Fornecedor e cliente interno –

• Compras como área de gestão estratégica no gerenciamento dos custos, preços e margens de lucros da empresa – Cadeia de Suprimentos – Supply Chain.

• Compras como área de suporte para o equilíbrio dos estoques e da saúde financeira da empresa.

• Profissional de Compras – Competências e Formação.

 
 
2. Tipos de Compras  
• Considerações sobre diferenças entre compras gerais x compras de serviços 
• Impactos na cadeia produtiva 
 
3. Compras de Serviços  


• Definição de serviços. 

• Características das compras de serviços 
• Avaliação e validação da solicitação 
• Planilha de acompanhamento de propostas e avaliação de preços   
• Compras pontuais e compras seriadas 
• Cláusulas de coberturas das solicitações 
• Informações essenciais – informações técnicas dos serviços 

• Montagem de licitação de compras de serviços 
• Cadastros necessários  
• Controles fundamentais.  

• Contratos de prestação de serviços 
 
4. Compras pela Internet 


• Utilização do sistema como ferramenta de gestão de compras 
• Conceito e-procurement  
• Conceito Strategic sourcing  
• Leilão de compras 
• Leilão reverso 
• Vantagens e desvantagens.  
 
5. Documentos de Compras 
• Requisição de compras 
• Cotações - Faturas Pro-forma (Incoterms utilizados) 
• Notas Fiscais  
• Planilhas de custos  
• Controles  
• Certificados  
• Desenhos Técnicos  
• Especificações técnicas.  
 
6. Planejamento e Compras 


• Importância da área de planejamento na gestão de compras 
• Forecast de compras 
• Follow up de compras. 

• Principais impactos fiscais e financeiros nas compras 
 
7. Propostas – Cotações  


• Análise da melhor oferta (preços, cronograma de entregas, avaliação do fornecedor e outros itens) 
• Prazos de pagamento  
• Cadastro e análise das informações financeiras do fornecedor 
• Suporte de entidades do mercado (Serasa e outras). 
 
8. Desenvolvimento e Negociação Com Fornecedor 


• Requisitos fundamentais 
• Gerenciamento do processo 

• Negociação com fornecedores – como fazer 
• Auditoria técnica nos fornecedores 
• Avaliação do fornecedor 
• Premiação do fornecedor. 
 
9. Objetivos e Índices de Performance 


• Montagem de objetivos  
• Índices de Performance aplicados à serviços contratados. 

Carga horária 8h
Metodologia

Curso realizado por videoconferência através do APLICATIVO ZOOM que permite a interação entre os participantes do curso e o palestrante em tempo real. Para participar do curso é necessário acesso à internet estável e um dispositivo conectado (computador, tablet ou celular). Somente o participante inscrito tem acesso à plataforma uma vez que a inscrição é pessoal e intransferível. Não será permitido a participação conjunta de pessoas, salvo se todos forem pagantes.

Palestrante
Paulo Rago

Consultor de Transportes e Logística, Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, com especialização em Logística de Transportes e Empresarial e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atuando há mais de 24 anos em Logística com experiências, inclusive internacionais, em posições executivas, com a criação e desenvolvimento de operações logísticas em empresas como Souza Cruz S/A, Cia. Ultragaz S/A(Grupo Ultra),Telemar, DuCôco Prods. Alimentícios e Hipolabor Farmacêutica. Desenvolveu e ministra diversos programas de treinamento em Logística Integrada, Distribuição, Transportes, Supply Chain, Comércio Exterior e Administração de Tempos. Palestrante e professor convidado do tema "Logística" em Universidades e instituições como: FGV Brasília, Metodista, Unisa Business School, EDUCC/IPT/USP, FEI, MBA FIA/FEA - USP, Mackenzie, Setcesp, CESCOMEX, Aduaneiras, CIESP, ITE, dentre outras. É Ex-Diretor da Associação Brasileira de Logística e autor de vários artigos para revistas e jornais da área.

Local

Curso realizado através da plataforma ZOOM e pode ser assistido de qualquer lugar que possua internet estável.

Material didático e Certificado serão enviados por email.

Investimento

R$ 440,00

  • - Tira dúvidas: o aluno pode enviar dúvidas pertinentes ao tema ministrado, por e mail até 30 dias corridos após a participação .
  • - Material didático e Certificado: serão enviados por e-mail.
  • - Login e Senha de acesso: serão enviados por e-mail até um (1) posterior a aquisição.
  • * O uso do login e da senha é individual e intransferível. É expressamente proibida a reprodução total e/ou parcial deste conteúdo. (Lei dos Direitos Autorais), nº. 9.610 de 19/02/98, art. 29.